sábado

Endometriose

A endometriose é uma doença na qual pedaços de endométrio (o tecido que reveste internamente o útero e que é eliminado durante a menstruação) crescem fora do útero. O tecido endometrial normal muda a cada mês em preparação para uma possível gravidez. Durante o ciclo, esse tecido se torna mais espesso à medida que o suprimento de sangue aumenta em resposta aos hormônios sexuais femininos (estrogênio e progesterona). Então, se a gravidez não acontecer, o revestimento endometrial mais espesso rompe-se, sendo expelido do corpo sob a forma de sangramento menstrual.
Na endometriose, o endométrio cresce fora de seu lugar. Esse tecido é encontrado geralmente em pequenos pedaços – conhecidos como implantes ou lesões. Os implantes podem ser encontrados nos ovários, nas trompas de Falópio (que conectam os ovários e o útero), nos intestinos, na bexiga ou em outras partes do abdome. Em raras ocasiões, os implantes podem aparecer fora do abdome (nos pulmões, por exemplo). Alguns implantes são tão pequenos como uma cabeça de alfinete, enquanto outros são tão grandes quanto uma laranja. É raro que um implante endometriótico se torne maligno ou canceroso.

Como o endométrio, os implantes endometrióticos localizados fora do útero também se tornam mais espessos a cada mês em resposta aos hormônios femininos do ciclo menstrual. Só que esses implantes não são expelidos do corpo e sofrem as mesmas modificações que o endométrio em virtude da ação hormonal. Estas modificações levam a sangramentos, que criam um processo inflamatório no tecido circundante originando irritação e cicatrizes. À medida que esse tecido cicatricial cresce, ele pode formar aderências – assim chamadas porque o tecido adere as superfícies dos órgãos internos. Os implantes e as aderências podem causar dor, menstruações anormais, relação sexual dolorosa e infertilidade.
(http://www.clinicadamulher.org/Endometriose3.html)

E em dias como o de hoje, acho que é realmente importante perceberem o que é ter Endometriose.
No site tem alguma informação importante e que não ocupa assim tanto espaço numa gavetita da mioleira!
E hoje...dói um xikito :(